Imesc lança site institucional do Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão

Publicado em 09.11.2017 - 08:00

O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, apresentará à sociedade, nesta sexta-feira (10), o portal do Zoneamento Ecológico do Maranhão (ZEE-MA), importante instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, voltado para formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e de meio ambiente.

O Governo do Maranhão está investindo R$ 6,5 milhões para a formulação do ZEE, com o objetivo de dar à sociedade a aos agentes públicos maior capacidade de formulação das políticas públicas de desenvolvimento sócio-produtivo e ambiental do Estado.

A elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico produzirá o ordenamento territorial do Maranhão, assim como servirá para as tomadas de decisões de investimento dos agentes privados.

Por determinação do Governador Flávio Dino, o Imesc é responsável pela gestão da construção do ZEE, com a função estratégica de coordenação do programa em parceria com Secretarias de Estado, Instituições de Ensino Superior e organismos da Sociedade Civil.

O site institucional do ZEE-MA será lançado nesta sexta-feira (10), às 10h, na Sala de Reunião da Vice-Governadoria, localizada no Palácio Henrique de La Rocque - Calhau.

Entre as informações disponibilizadas no site, estarão os relatórios técnicos de todos os processos do ZEE no Estado; base de dados oficial; mapas temáticos; fundamentação legal (legislação); documentações técnicas como livros e artigos científicos; e notícias referentes ao Zoneamento Ecológico Econômico.