Imagens ATSR

O sensor ATSR é constituído de dois instrumentos, um radiômetro Infra Vermelho (IRR) e uma Sonda de Microondas (MWS).

O IRR, composto por quatro canais usados para medição das temperaturas da superfície do mar (SST) e temperaturas dos topos das nuvens, foi projetado e construído através da constituição de um consórcio, entre a Rutherford Appleton Laboratory, Oxford University, Mullard Space Science Laboratory, Meteorological Office e CSIRO da Austrália.

O MWS, composto por dois canais passivos, foi projetado e construído pelo Centre de Recherche en Physique de l'Environnement (CRPE) e está fisicamente vinculado ao IRR.

O Estado do Maranhão é o primeiro do Brasil a empregar os dados do sensor ATSR para identificar a dinâmica fenológica intra-anual de sua vegetação. A mosaicagem das imagens ATSR tem sido realizada e analisada pela Embrapa Monitoramento por Satélite, no âmbito do programa internacional de pesquisa, desenvolvido em parceria com a Agência Espacial Européia - ESA e o Space Application Institute do Joint Research Centre - JRC.

A título de ilustração são apresentados a seguir dois exemplos de mosaicos multitemporais, onde busca-se obter o mapeamento do máximo e do mínimo de atividade fotossintética no Estado do Maranhão. Esses resultados servirão para delimitar e qualificar melhor as unidades dos zoneamentos elaborados, no âmbito do ZEE-MA.


Voltar