Imagens CBERS

O programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite ou Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), lançado em outubro de 1999, agrega a capacidade técnica e os recursos financeiros da China e do Brasil para estabelecer um sistema completo de sensoriamento remoto competitivo e compatível com as necessidades internacionais.

O satélite está em uma órbita sol-síncrona, a 778 km de altitude, apresentando três sensores: o WFI, o CCD e o IRMSS. O imageador de largo campo de visada WFI, inoperante desde meados de 2000, abrange uma faixa de 890 Km de largura e fornece uma visão sinótica com resolução de 260 m. Em cerca de 5 dias, obtém-se uma cobertura completa do globo em duas faixas espectrais: 0,66 mm (verde) e 0,83 mm (infravermelho próximo).

A câmera CCD de alta resolução fornece imagens em uma faixa de 113 Km de largura com resolução de 20 m, operando em cinco faixas espectrais, sendo duas do WFI para permitir a combinação dos dados obtidos pelas duas câmeras e uma pancromática. Esta câmera tem capacidade de orientar seu campo de visada dentro de mais ou menos 32 graus, possibilitando a obtenção de imagens estereoscópicas de uma certa região. Além disso, focaliza fenômenos detectados pelo WFI através do apontamento apropriado de seu campo de visada, num período de no máximo três dias.

O sensor de varredura no infravermelho IR-MSS apresenta 4 faixas espectrais e estende o espectro de observação do CBERS até o infravermelho termal. Produz imagens de uma faixa de 120 Km de largura com resolução de 80 m (160 no canal termal). Em 26 dias, obtém-se uma cobertura completa da Terra que pode ser correlacionada com aquela obtida através da câmera CCD.

Dentre as principais aplicações do satélite CBERS, destacam-se o monitoramento do impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente, de fenômenos naturais e do uso agrícola das terras, entre outros. No âmbito do ZEE-MA, esta tecnologia vem sendo aplicado no monitoramento do uso das terras e recursos naturais. A título de ilustração, abaixo está disponibilizada uma imagem obtida da câmera CCD da região dos Lençóis Maranhenses.

CBERS


Voltar