Imagens NOAA

A tecnologia espacial é a única capaz de garantir o monitoramento sincrônico e diacrônico do fenômeno das queimadas e o Brasil é um dos poucos países do mundo a dispor de um sistema orbital de monitoramento de queimadas operacional. Há 10 anos, a Embrapa Monitoramento por Satélite (http://www.queimadas.cnpm.embrapa.br) pesquisa e realiza o monitoramento orbital das queimadas em todo o território nacional, com base na aquisição de dados através do satélite NOAA/AVHRR, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (http://www.inpe.br), a Agência Estado (http://www.agestado.com.br) e a Ecoforça – Pesquisa e Desenvolvimento (http://www.ecof.org.br).

As imagens do satélite NOAA/AVHRR são recebidas diariamente pela antena da Embrapa Monitoramento por Satélite, bem como pelo INPE e algumas outras instituições no país. A antena instalada em Campinas cobre grande parte do território nacional e da América do Sul.

Cobertura máxima da antena a partir da Embrapa Monitoramento por Satélite em Campinas, SP.

No âmbito do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão as imagens NOAA estão sendo utilizadas no monitoramento diário de incêndios e queimadas.

Para conhecer o monitoramento orbital de queimadas clique aqui


Voltar