Objetivos

   A evolução do sensoriamento remoto, das tecnologias espaciais, do geoprocessamento e das tecnologias de informação, associada a uma redução dos custos dos equipamentos e programas (softwares de domínio público) permitiram postular o tema do zoneamento ecológico-econômico num novo patamar.

   No caso do Estado do Maranhão, a Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Econômico - GEPLAN definiu de forma rigorosa e circunstanciada suas necessidades, seus usuários e seus termos de referência. O produto foi contratado no mercado, junto à Embrapa Monitoramento por Satélite, competente para criar e concluir a primeira fase do projeto. Posteriormente, o Estado continuará o trabalho, agregando novas cartas, mantendo a base de dados, atendendo demandas, comercializando produtos, serviços etc.

   O objetivo deste projeto foi o de criar, em curto prazo, um verdadeiro Sistema de Apoio ao Planejamento e Gerenciamento Estratégico, fundamentado no sensoriamento remoto, no geoprocessamento e em tecnologias de informação, cuja primeira missão e produto foi o Zoneamento Ecológico-Econômico, mas sem limitar-se a esse tema.

   O sistema proposto é capaz de responder a toda uma série de indagações que preocupam o planejamento e o desenvolvimento econômico e ambiental. Baseado, sempre que possível, em softwares de domínio público, seus produtos, de fácil acesso, estão disponíveis na internet, 24 horas por dia, 7 dias por semana, passíveis de consultas e até de alguns cruzamentos de dados de forma remota, gratuita e amigável.

   Nesse sentido, o zoneamento ecológico-econômico do Estado do Maranhão exigiu a constituição de duas instâncias operacionais: uma base de dados cartográficos e iconográficos e um sistema de dados sócio-econômicos ambientais. Sua definição e conteúdo foram continuamente refinados em função da demanda e do uso real a que se destinam. Para tanto, sugeriu-se uma abordagem metodológica em três etapas, apresentada no item Metodologia.


Voltar