Imagens Radarsat

O RADARSAT, lançado em 1995, é um dos mais sofisticados e completos sistemas de observação radar do planeta. Foi desenvolvido pelo Canadá para monitorar mudanças ambientais e características dos recursos naturais, sendo capaz de cobrir toda a superfície terrestre com flexibilidade para atender requisições específicas, dependendo do seu modo de operação.

Este satélite é equipado com um instrumento de microondas, o Radar de Abertura Sintética (Synthetic Aperture Radar - SAR), que permite transmitir e receber sinais para obter imagens de alta qualidade, independente das condições atmosféricas ou horário de aquisição. Utilizando a Banda-C, os usuários podem selecionar imagens de 45 a 500 Km de largura com resolução espacial entre 10 e 100 m, respectivamente. Os ângulos de incidência variam aproximadamente de 20o a 50o .

No âmbito do ZEE-Maranhão, a aplicação desta tecnologia permite o imageamento do estado da superfície terrestre (desmatamentos, relevo, geomorfologia, grandes classes de uso das terras etc.) mesmo em condições de alta nebulosidade, característica esta bastante comum durante os meses chuvosos no norte do Estado. Ilustrando estas potencialidades, abaixo é disponibilizada uma imagem da região de São Luís.

Radarsat


Voltar