Imagens Vegetation

O satélite SPOT 4 leva a bordo um novo sensor destinado ao monitoramento diário da vegetação em escala planetária, conhecido como Vegetation.

A partir de dados do sensor Vegetation é possível gerar vários produtos, entre os quais o Normalized Difference Vegetation Index ou Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI). O NDVI é calculado a partir de combinações entre as bandas do vermelho e infra-vermelho próximo, podendo ser utilizado na estimativa de produção primária, no monitoramento de padrões de seca, correlacionado com variáveis ambientais como precipitação, temperatura e tipos de solos e no monitoramento de florestas tropicais.

Os dados do sensor Vegetation vêm sendo utilizados em várias fases na elaboração do ZEE do Maranhão. Eles foram obtidos graças a participação da Ecoforça - Pesquisa e Desenvolvimento e da Embrapa Monitoramento por Satélite no programa "Global Land Cover Mapping from Spot VGT Data" do Institute for Environment and Sustainability - IES do Joint Research Centre - JRC. Aqui estão disponibilizadas as composições mensais de máximo valor dos NDVIs diários, permitindo observar a dinâmica da atividade fotossintética. Em outras palavras, como se comporta a vegetação em função da abundância ou escassez de chuvas, tipos de solos e da própria natureza e fisionomia da vegetação (florestas úmidas, cerrados, caatingas etc. ). Estas composições mensais do ano de 2000 foram geradas pela equipe de pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, com a gradação de cores variando no sentido do aumento da atividade fotossintética, do branco ao verde escuro.

Esses dados estão sendo utilizados na elaboração do mapeamento da fitomassa vegetal aérea do Estado do Maranhão. Eles servirão para monitorar a produtividade das pastagens, a eficiência das áreas irrigadas, a precocidade ou atraso no plantio das culturas anuais e também, na compreensão da distribuição espacial de ecótonos na delimitação das fronteiras entre biomas (cerrado/caatinga; cerrado/floresta aberta etc.), além da própria caracterização desses biomas numa área intensamente transformada pelo homem desde o século XVIII e onde é raro encontrar-se uma formação vegetal perfeitamente conservada da ação humana.

Foram geradas composições anuais, sazonais e mensais do NDVI do ano de 2000 pela equipe de pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, com a gradação de cores variando no sentido do aumento da atividade fotossintética, do branco ao verde escuro.

A variabilidade temporal e espacial da fotossíntese é muito grande no Estado no Maranhão, em função deste situar-se numa zona de transição entre o clima tropical úmido da Amazônia e o semi-árido nordestino, com grande diversidade de situações ecológicas.

Composição Anual do NDVI - 2000

2000


Composições Sazonais do NDVI - 2000

Primavera
Primavera
Verão
Verão
Outono
Outono
Inverno
Inverno


Composições Mensais do NDVI - 2000

Janeiro
Janeiro
Fevereiro
Fevereiro
Março
Março
Abril
Abril
Maio
Maio
Junho
Junho
Julho
Julho
Agosto
Agosto
Setembro
Setembro
Outubro
Outubro
Novembro
Novembro
Dezembro
Dezembro

Autoria

Evaristo Eduardo de Miranda
Alexandre Camargo Coutinho
Marcelo Guimarães
Márcio Vaz dos Santos


Voltar